IBIOTEC MEDICINA
Logo UFCAT
Aula Inaugural Medicina

Curso de Medicina é inaugurado com aula ministrada pelo governador do estado de Goiás

Aula Inaugural com presença de várias autoridades marcou o início das atividades da Medicina na Regional Catalão/UFG. Veja!

Curso de Medicina é inaugurado com aula ministrada pelo governador do estado de Goiás

Por Welliton Alves.  Atualizada em 13/03/19 12:47.

Na noite do último dia 12 de março de 2019 aconteceu a tão esperada aula inaugural do curso de Medicina da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (RC/UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat) em implantação. O evento ocorreu no Auditório Prof. Paulo de Bastos Perillo, o público presente juntamente de autoridades políticas estaduais, municipais e acadêmicas convidadas participaram desse marco inicial do curso na instituição.

A aula inaugural contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais. Compuseram a mesa diretiva do evento o Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o Reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil, o Prefeito Municipal de Catalão, Adib Elias Junior, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Helson Barbosa (Caçula), o Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino Junior, a Diretora da Regional Catalão, Prof.ª Roselma Lucchese, o Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia, Prof. Geraldo Sadoyama Leal, o Secretario Municipal de Saúde, Velomar Gonçalves Rios, o ex-Prefeito de Catalão e Mérito Universitário, Haley Margon Vaz e o Coordenador do curso de Medicina, Prof. Rodrigo Paschoal Prado.

 

Aula Inaugural do curso de Medicina
Autoridades políticas, acadêmicas e membros da sociedade civil compuseram a mesa do evento

 

Após uma apresentação cultural da Orquestra de Cordas Dedilhadas da Fundação Espírita Nova Vida, o professor Rodrigo Paschoal, coordenador do curso, deu abertura à sessão de falas da mesa diretiva composta. Rodrigo exaltou e agradeceu os esforços dos membros da comissão de implantação do curso que trabalharam em prol de alcançar este sonho que era a implantação da Medicina na RC. "Esse curso hoje chega aqui por um esforço muito grande de uma equipe, uma comissão, no passado. É um sonho sonhado a muito tempo", expressou. Rodrigo ainda desejou boas-vindas aos estudantes da primeira turma.

O curso de Medicina é uma conquista fruto de anos de luta de gestões e servidores da RC/UFG ao longo dos anos. Almejado há mais de 30 anos, o curso obteve autorização para implantação em setembro de 2014, após grandes esforços de membros da comunidade universitária, civil e políticos, como relembrou também em sua fala o Mérito Universitário, Haley Margon Vaz. "A caminhada não é fácil, é difícil. Hoje estamos em festa, alegria, confraternização, mas não vamos nos dispersar, porque nosso objetivo é maior, temos uma universidade e um curso de Medicina que engrandeça a cidade e engrandeça essa universidade", disse Haley. O mesmo ainda fez um resgate do movimento que encabeçou junto da gestão diretiva anterior e a atual da RC, para junto aos políticos da bancada goiana no Senado e na Câmara dos Deputados, conseguir consolidar a implantação do curso de Medicina. Ainda aproveitou a oportunidade para solicitar ao Governador apoio para que a nomeação da reitoria pro tempore da UFCat seja encaminhada.

 

Aula Inaugural do curso de Medicina
Orquestra de Cordas Dedilhadas da Fundação Espírita Nova Vida abriu o evento

 

Na sequência, a Diretora da RC, Prof.ª Roselma Lucchese, expressou toda sua felicidade com o momento e também estendeu agradecimentos aos envolvidos desde o sonho de ter o curso na RC até a conquista da criação e implantação do mesmo. Ela exaltou ainda a importância de se ter um curso de Medicina em Catalão, para a área de saúde tanto do município quanto da universidade. "Enquanto UFCAT, é fundamental o curso de Medicina para que a gente prospere a área de saúde. Para o cidadão e cidadã brasileiro, goiano, esse curso é o terceiro curso público (de Medicina) do estado de Goiás. Estamos configurando uma rede federal de ensino médico: Goiânia, Jataí e Catalão", discursou.

O Prefeito Municipal Adib Elias, que tem formação em Medicina, discursou relatando experiências na época de estudante, expressando também a enorme expectativa e alegria da população com a criação do curso de Medicina na universidade de Catalão. "Parabéns aos alunos, aos pais e familiares, aos doutores colegas meus, que vão formatar novos médicos para cada vez mais trazer alegria, felicidade para nossa gente de Catalão, para o estado de Goiás e pro Brasil", disse ele. Adib ainda revelou informações sobre um convênio de pré regionalização junto ao governo do Estado de Goiás para aportar recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Catalão, hospital que pleiteia se tornar um Hospital de Ensino para os cursos da área de saúde da RC.

Em seguida, foi dada a palavra ao governador Ronaldo Caiado, também médico, com 43 anos de atuação, que ministrou a aula inaugural aos estudantes da primeira turma de Medicina e a todo público presente. A temática da aula foi "O que a população pode esperar da primeira turma de Medicina". Caiado reforçou os princípios da Medicina e importância do médico manter sempre sua humanidade e amor ao próximo para com seus pacientes, já que um médico "não pode fugir à sua obrigação como médico", além de se manter sempre atualizado para desempenhar a profissão com excelência. "Nós temos uma responsabilidade, a UFG tem uma responsabilidade. É de formar médicos competentes e capazes de representar com dignidade a profissão médica". Discursou ainda sobre as expectativas da população. "Vamos retribuir ao povo de Catalão e ao povo do estado de Goiás com os melhores especialistas, os mais preparados médicos".

Por fim, o Reitor da UFG, Prof. Edward fechou o evento com sua fala tratando o acontecimento como "um dia histórico, daqueles dias pra não se esquecer jamais", fazendo lembrança aos pioneiros no sonho de formar uma universidade em Catalão e mais recentemente conquistar o curso de Medicina para a mesma. "Temos aqui as gerações das pessoas que acreditaram", disse Edward. Ele reforçou que as universidade federais do estado de Goiás tem muito a contribuir com a população e que a universidade com muita seriedade sempre buscará garantir a melhor formação possível as pessoas que nela ingressam.

No final do evento, o público confraternizou em um coquetel servido pela organização do evento.

 

Aula Inaugural do curso de Medicina
Estudantes da primeira turma do curso junto dos componentes da mesa diretiva

 

* Créditos das imagens: Assessoria de Comunicação - RC/UFG

Source: Fonte: Ascom - RC/UFG

Related Url: https://www.catalao.ufg.br/n/114582-curso-de-medicina-e-inaugurado-com-aula-ministrada-pelo-governador-do-estado-de-goias