SOBRE O CURSO

Sobre o Curso de Medicina - Bacharelado

O Curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) teve seu início no dia 11 de março de 2019.

É um curso presencial, seriado e semestral inserido na área de conhecimento “Ciências da Saúde”.

Apresenta carga horária total de 8000 horas, com a duração de, no mínimo 06 e no máximo 09 anos, sendo reservado 45,6% de sua duração conferida ao estágio supervisionado, que é o Estágio Curricular Obrigatório.

A estrutura curricular do Curso de Medicina da UFCAT é fundamentada no construtivismo e no humanismo, na integração dos conteúdos básicos e clínicos, na relação entre a prática e a teoria, favorecendo a aprendizagem baseada em evidências. Propõe que a pesquisa seja integrada ao ensino e à extensão/assistência, com a participação de profissionais dos serviços e da comunidade. Os conteúdos curriculares propostos estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, com as orientações do Plano de Expansão da Educação em Saúde – Plano Nacional de Expansão do Curso de Medicina.

A metodologia do curso exige uma organização curricular correspondente com a integração dos conteúdos, aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes. A interdisciplinaridade coloca-se, então, como forma de atingir esses objetivos. A matriz curricular do curso de Medicina da UFCAT é composta pelo Ciclo Integrado (do 1º ao 8º períodos) e pelo Estágio Curricular Obrigatório (9º ao 12º períodos). Organizada em uma espiral de complexidade, a matriz tem como base 3 eixos norteadores da proposta curricular, que são articulados entre si, de forma contextualizada e interdependente, formando um “contínuo” de intercâmbio. Os eixos trabalham com metodologias educacionais problematizadoras, que são as responsáveis pela integração de conteúdos durante a semana padrão, visando à construção de competências, definidas no perfil do egresso e nas matrizes por módulos. Os Eixos formadores da organização curricular do Curso de Medicina da UFCAT são:

a) Eixo de Estudo Teórico-Prático Integrado (ETPI);
b) Eixo de Desenvolvimento Pessoal (DP);
c) Eixo de Saúde e Atenção Primária à Comunidade (SAPC).

Profissão

O Curso de Medicina da UFCAT propõe formar médicos de perfil generalista, humanitários, com capacidade crítica e reflexiva, capazes de atuar nos processos de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania,como promotor da saúde integral do ser humano. Ao final do curso, o egresso deverá estar apto para desenvolver seu trabalho no Sistema Único de Saúde e no setor privado, de forma ética, atendendo indivíduos, famílias e a comunidade com as competências adequadas, com pleno conhecimento do seu perfil epidemiológico, contribuindo de forma efetiva para a melhoria das condições sociais da população brasileira.

Campos de Atuação: Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades de Saúde, Ambulatórios, Hospitais, Atendimento domiciliar, Clínicas Médicas, Escolas de Formação Profissional, Saúde do Trabalhador em Indústrias e Empresas, Auditoria, Assessoria em Empresas de Produtos Médico-Hospitalares, Planos de Saúde, Gerência Médica nos Serviços de Saúde, e nas diversas Especialidades pertinentes ao Médico.

Grau Acadêmico: Bacharelado.

Título a ser conferido: Bacharel em Medicina.

Unidade responsável pelo curso: Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia (IBiotec).

Turno de funcionamento: Integral.

Número de vagas: Cinquenta vagas (50), sendo vinte e cinco (25) vagas por semestre.

Tempo para integralização curricular: Mínimo: Doze (12) semestres Máximo: Dezoito (18) semestres.